Um blog de Joaquim Gagliardini Graça

quinta-feira, setembro 02, 2004

Terrorismo

Quer abra o jornal, veja televisão ou navegue pela internet deparo-me com a expansão do terrorismo a toda a escala. Bombas, atentados, raptos e ameaças de execuções fazem já parte do nosso quotidiano. Não sou um defensor da política internacional americana em toda a linha mas devo confessar que concordo, em traços gerais, com o que tem sido feito por este país nesta matéria.
Não é por culpa da América que o terrorismo existe no mundo. Não é por por causa de Israel. O terrorismo existe porque sim. Porque sempre existiu. Porque em todo lado e em qualquer época existirão cobardes, fanáticos, malucos, kamikazes, gente sem escrúpulos que dedica a vida a fazer mal aos outros.
Os americanos, para o bem ou para o mal, são neste momento a única potência que se atreve a ir atrás dos terroristas onde quer que estejam. Quer gostem quer não, o facto é que desde 11 de Setembro de 2001 não houve mais atentados em solo americano. O que se falou na velha europa da luta inglória, do desperdício de vidas e do ataque a inocentes vai-se desvanecendo à medida que vamos acompanhando as notícias que a imprensa, muita dela anti-americana, nos vai dando.
Confesso que não me agrada a ideia de uma potência poder fazer o que lhe apetecer e invadir quem quer. No entanto, não consigo imaginar neste momento uma alternativa viável. A ONU não passa de um organismo que aprova resoluções que não é capaz de impôr e fazer cumprir. A França, atacada pela covardia que a caracterizou especialmente no último século, foge a sete pés de qualquer conflito e de tudo o que a possa envolver. Ainda não perceberam que não se dialoga com terroristas. Começam agora a sofrer na pele o pacifismo que tanto apregoam. Deus queira que me engane, mas não auguro bom futuro aos dois jornalistas presos pelos radicais islâmicos. Os alemães, governados por uma esquerda que conseguiu pôr de rastos a maior economia europeia, estão nas mãos de radicais de esquerda que não toleram o uso da força, seja em que circunstância for. Os russos já têm muito com que se ocupar com a Mafia e as ex-repúblicas.
Enquanto o mundo não se juntar aos americanos nesta luta e perceber que à vezes é preciso usar a força, o terrorismo vai ganhando força.
Já começou aqui ao lado, está a acontecer em França e um dia vai sobrar para nós...é só uma questão de tempo.

Sem comentários: