Um blog de Joaquim Gagliardini Graça

quinta-feira, julho 29, 2004

Fogos

Estava eu a ler o blog da Rititi quando dei por mim a pensar se ainda vale a pena estar a preocupar-me com os fogos e incêndios.
No ano passado assisti, impávido, à destruição de mais de 80% da Tapada de Mafra, onde se incluíam carvalhos e outras árvores com mais de trezentos anos. Poucos dias antes dos incêndios ouvi o Presidente da CM Mafra numa rádio qualquer a gabar-se de todo o trabalho de limpeza e de prevenção que havia sido feito na Tapada, mostrando orgulhosamente que enquanto o país ardia de norte a sul a nossa floresta estava a salvo. O que era óbvio e lógico aconteceu. No dia seguinte às declarações na rádio a Tapada começou a arder. Mais, quando os bombeiros apagavam um fogo já outros tinham começado. Deu-se então a perseguição aos fogos durante dois dias com os resultados por todos conhecidos. Se aquele atrasado mental estivesse calado nada disto teria acontecido. Enquanto o ouvia na rádio imaginava os pirómanos, esses filhos da puta doentes ou ao serviço de algum construtor, a rirem-se baixinho e a dizerem "ah é?? ah é?? tás-te a rir?? então amanhã logo veremos!". Mais tarde chegou-me aos ouvidos que o dito presidente também está envolvido no negócio da construção...
No entanto, continuo a preocupar-me e a ficar triste. A Arrábida é importante, Monchique é importante, as casas das pessoas são importantes e só estes cabrões destes governantes de todos os partidos que passaram pelo poder, que moram e passam férias longe, se estão a cagar para os incêndios. Às vezes pergunto-me: será que esta gente não tem família, não gosta dos filhos e dos netos ou está a pensar em mudar-se para fora do país assim que acabar de arder o que sobra?
Como se já não bastasse tudo isto, fiquei ontem a saber que um iluminado (mais um) recusou a ajuda dos aviões alemães e ingleses pois teria que pagar os custos dessa ajuda, nomeadamente o combustível, manutenção e a estadia da tripulação. Compreendo, deixar arder é mais barato. E ninguém fode o gajo que tomou esta decisão!!!

Sem comentários: