Um blog de Joaquim Gagliardini Graça

quinta-feira, julho 15, 2004

Blogosfera

Não sei o que se passou comigo durante estes últimos anos. Como utilizador frequente, para não dizer viciado, da Internet passei ao lado da blogosfera. Tenho andado estes últimos meses a recuperar o tempo perdido. O primeiro blog que visitei foi o do Ideafix. Foi o primeiro porque conheço o autor há vários anos e foi ele que fez questão de me mostrar. Entretanto, através dos links no seu blog, passei a visitar outros. Muitos. Muitos mesmo. E cada blog que visito apresenta links para novos blogs. Devo dizer que há muito lixo na blogosfera. Nem outra coisa seria de esperar. O que me espantou verdadeiramente foi a grande qualidade dos textos de muitos blogs. E não estou a falar do Pacheco Pereira e dos mais badalados da blogosfera. Estou a falar de anónimos que escrevem porque lhes apetece, sem assunto determinado, apenas para partilhar as ideias ou o que sentem com uma imensa massa anónima que vai crescendo a cada dia que passa. A imprensa portuguesa, especialmente a escrita, devia perder algum tempo a conhecer melhor a blogosfera. O nível de muitos dos comentários posteados em blogs é claramente superior ás colunas de opinião de muitos dos nossos jornais. A recomendação extende-se às editoras. Há muita massa cinzenta a passar ao lado do circuito literário. Agora, se não se importam, vou continuar a minha exploração.

Sem comentários: