Um blog de Joaquim Gagliardini Graça

terça-feira, setembro 25, 2007

A-CAM

A Associação dos Cidadãos Auto-Mobilizados contesta a decisão da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária de alterar para 80 km/h o limite de velocidade na Avenina Marchal Spínola e pergunta: «O que mudou naquela via?»

A A-CAM, uma associação liderada pelo agora vereador da CML, João Manuel Ramos, acha-se a autoridade máxima em segurança rodoviária.
Para a A-CAM, qualquer velocidade de circulação dos automóveis nas cidades acima dos 50 km/h (para não dizer 30 ou 20km/h) é excessiva e causadora de graves acidentes.
Circular a mais de 50 Km/h nas Av. Infante D. Henrique ou Marechal Spínola é uma inconsciência de automobilistas sem escrúpulos que têm, como objectivo último, atropelar pessoas e provocar acidentes.

Em vez de se bater por uma análise caso a caso, a A-CAM generaliza. Não lhe interessa quantas faixas de circulação, passadeiras, semáforos, casas ou cruzamentos existem. O importante, seja nas cidades ou fora delas, é diminuir sempre a velocidade, mesmo quando os limites estão claramente abaixo do que seria adequado às condições das estradas, veículos e condutores.

É compreensível a dor de muitos dos membros da A-CAM que perderam familiares e amigos em acidentes (não são os únicos) mas também é importante perceber que nada justifica a cegueira e estupidez com que nos brindam regularmente.

Sem comentários: