Um blog de Joaquim Gagliardini Graça

sexta-feira, julho 13, 2007

Os calimeros



Um casal portuense vê-se "forçado" a vir trabalhar para Lisboa, onde existem mais empregos para gente qualificada. O drama instala-se. O vizinho despede-se com uma lágrima e revolta-se com a situação. Para ele (e para o que o cita) Lisboa é a fonte de tudo o que de mau existe no Porto e no resto do país. Já não bastavam o CCB e a EXPO, agora ainda vão ter a OTA e o TGV.
Parece que o debate que a D. Fátima moderou acerca da cidade destes senhores não lhes trouxe luz alguma. O Porto não tem uma dimensão comparável a Lisboa. Não tem um mercado comparável ao de Lisboa. Não cria riqueza como Lisboa.
O Porto não se deve querer comparar em nada com Lisboa. O Porto tem uma cultura e vida próprias, tem Serralves e a Casa da Musica, tem um aeroporto vazio e vai ter o TGV. Tem Espanha ali ao lado.
O que o Porto não pode continuar a ter são estes ilustres derrotistas, paranóicos, deprimidos e deprimentes.
O Porto tem que se desenvolver por si, com a força da sua gente a liderar o processo. Pessoas inteligentes como Rui Moreira, Lobo Xavier e Luís Portela, que já perceberam isto há muito, vão continuar a ter que lutar para mudar esta mentalidade medíocre e ressabiada.

Sem comentários: