Um blog de Joaquim Gagliardini Graça

quinta-feira, junho 23, 2005

Gaffe

Instada ontem pela SIC Notícias a comentar as decisões do Tribunal Administrativo de Ponta Delgada e de Lisboa - que, respectivamente, deram razão aos professores e à tutela quanto à convocação de docentes para os serviços mínimos -, a ministra da Educação afirmou: "É um pronunciamento sobre um despacho que é do governo regional, num tribunal que é dos Açores, que não é de Lisboa e não respeita à república portuguesa, portanto não respeita ao nosso sistema".

O secretário de Estado da Educação emendou hoje a "gaffe" da ministra da Educação, que ontem afirmou que a decisão do Tribunal de Ponta Delgada sobre a convocação de professores para cumprir os serviços mínimos "não respeita à república portuguesa".

"A sra. ministra disse 'da República' em vez de 'do Governo da República'". Só "por maldade" ou "má intenção se pode ver outra coisa senão isto", esclareceu o governante.


Fonte: Público

Por acaso vi as declarações em directo e, pela cara da ministra, pareceu-me claro que que foi um erro grave.
A ideia que transpareceu foi a de que os Açores são uma coisa que fica lá longe e que nada tem a ver com a República.

PS: O que aconteceria se isto se tivesse passado com o Governo anterior? Nem uma palavra se ouviu ainda do "vigilante" Sampaio sobre este atropelo à soberania. Como mais uma vez se confirma, "episódios graves" só acontecem a alguns...

Sem comentários: