Um blog de Joaquim Gagliardini Graça

quinta-feira, outubro 07, 2004

O abandono

O professor foi-se embora. Para ser sincero não me incomoda o facto. Já não tinha paciência para o ouvir e sempre achei as suas críticas demasiado superficiais e ligeiras.
Agora estamos todos à espera de saber quais as razões que levaram a tal abandono.
Especula-se que foram as declarações de Gomes da Silva que vieram pôr pressão em MRS ou na TVI. Grita-se que voltou a censura.
Não acho bem aquilo que o ministro fez. Vir a público criticar o tempo concedido a um comentador por não se respeitar o princípio do contraditório (numa televisão privada!!) não passa de um perfeito disparate. Compreendo que tal princípio exista nos canais públicos. Nos canais privados a liberdade editorial e de opinião deve ser total. A censura não passa do bloqueio de tal liberdade. O ministro até pode ter razões de queixa com as quais posso concordar. Não as pode é exprimir com tais argumentos. Perde a razão.
O que não acredito é que tanto a TVI como MRS se deixem pressionar por tais declarações. Não vejo o que a TVI teria a ganhar com tal, ainda por cima fazendo as coisas desta maneira. Se partíssemos do pressuposto que a TVI trocou o professor por favores de outro tipo, para que serviriam as declarações de Gomes da Silva? O ministro não viria à praça pública e o governo ficava resguardado.
Por outro lado, ninguém me diz que esta não é mais uma jogada do professor, ele próprio com legítimas ambições políticas.
Agora resta-nos esperar que alguém, de preferência MRS, venha explicar o que se passou realmente.

Sem comentários: