Um blog de Joaquim Gagliardini Graça

segunda-feira, maio 18, 2009

A dança das sondagens

Alguns comentadores da nossa praça interpretam a aparente aproximação do PSD ao PS nas últimas sondagens como corolário das posições assumidas mais recentemente por Manuela Ferreira Leite e Paulo Rangel em relação à selectividade do investimento público e à defesa da baixa da TSU como medida de apoio às PME's.
Fingem não querer perceber que o eleitorado se está absolutamente nas tintas para qualquer proposta que venha tanto do PSD como do PS. Ninguém acredita no que dizem e toda a gente se lembra que tanto Durão Barroso com Ferreira de Leite a Ministra das Finanças como José Sócrates prometeram durante as campanhas que não aumentariam os impostos e fizeram-no assim que foram eleitos.
Se o PSD ganhar as eleições europeias ou legislativas será sempre porque o eleitorado decidiu castigar o PS. O resto são "fait divers" para encher colunas de jornais e tempo nos canais de notícias. Pelo menos enquanto o Presidente da República, qualquer que seja, se continuar a demitir daquela que devia ser a sua função essencial: obrigar o partido do Governo a cumprir o programa para o qual foi eleito.

Sem comentários: