Um blog de Joaquim Gagliardini Graça

sexta-feira, maio 29, 2009

Memória selectiva

«Vital Moreira esqueceu-se de referir o nome de Guilherme de Oliveira Martins no Conselho Fiscal do BPN. Uma "roubalheira".»

no ABC do PPM

Ainda se fazem coisas bonitas

quinta-feira, maio 28, 2009

Autoridade democrática

Carlos César defende voto obrigatório em Portugal

É engraçado como certos políticos, fingindo não perceber que a democracia veio para ficar, acham a imposição da obrigação de voto como algo fundamental para a sua protecção.

Sempre entendi a abstenção como a principal penalização aos políticos e ao sistema que nos rege. Ao contrário do voto em branco, em que as pessoas demonstram respeito pelo sistema, a abstenção demonstra um total divórcio entre este, candidatos e eleitores.
A única maneira de diminuí-la será através de melhores pessoas, de gente com ideias capazes de mobilizar o país para os desafios que enfrenta e que represente uma alternativa ao "status quo" corrupto profundamente implantado por todo o Estado.

Fica também a dúvida relativa à penalização pela falta de voto. Olhando para a estratégia que tem vindo a ser seguida pelos socialistas, o mais provável seria levar com multas completamente desproporcionadas.
Deste modo, colocavam a democracia ao serviço do défice, conceito que não deixaria de ter algo de poético, não acham?

28 de Maio de 1926

quarta-feira, maio 27, 2009

Foi desta

Dias Loureiro demitiu-se, finalmente, do Conselho de Estado. Não foi uma questão de ter ganho vergonha na cara. Algo nas palavras de Oliveira e Costa deve ter provocado a reacção.

Dueto monumental



via José Pina

segunda-feira, maio 25, 2009

Talk Show



Goste-se ou não do estilo, Marinho Pinto tem a grande vantagem de não ter medo nem papas na língua. A guerra suja que lhe está a ser movida pelos "ilustres" advogados dos grandes escritórios, sérios co-responsáveis pelo estado degradante a que chegou o nosso sistema judicial encontra eco num jornalismo de sarjeta que não perde a oportunidade de o desancar, independentemente da razão (ou falta dela) que lhe possa assistir.

Infelizmente, calhou a Marinho Pinto levar com um tratamento semelhante ao dado a Pedro Santana Lopes pelos mesmos ilustres juristas e jornalistas que trataram de o arrasar passadas poucas semanas de ter sido nomeado. Esperemos que o resultado final de tal campanha seja diferente e que os processos eleitorais possam reter algum do valor que ainda lhes sobra.

Num sistema de Justiça em que os seus agentes se preocupam exclusivamente com o processo, o aparecimento de alguém interessado nos resultados e que não tem medo de enfrentar o "establishment" podre e corrupto que o domina dá-nos uma pontinha de esperança.
Parece-me, por exemplo, do mais elementar bom senso que um deputado não possa trabalhar como advogado num escritório que presta serviços ao Estado, a Empresas Públicas ou de capital público ou que represente empresas ou indíviduos em processos que envolvam o Estado.

Quanto a Manuela Moura Guedes, é livre de emitir as opiniões que bem entender durante o seu "talk show", não podendo também escapar a críticas certeiras como as de Marinho Pinto. Aquilo não é jornalismo, nunca pretendeu ser e duvido que alguém na TVI o considere como tal.

Imagino o que devem ter rido Sócrates e companhia.

sexta-feira, maio 22, 2009

quinta-feira, maio 21, 2009

A história do socialismo em imagens *



* Recebido por e-mail

Vergonha na cara

Na impossibilidade de suspender ou demitir Lopes da Mota do cargo de presidente do Eurojust, Pinto Monteiro viu-se forçado a afastar a organização do processo "Freeport".

Para que serve, afinal, o Eurojust?
Quem serve o Eurojust?

João Bénard da Costa

A triste notícia da sua morte trouxe-me à memória o gosto com que lia as suas crónicas no Independente e a falta que me faz um semanário a sério como este quando era liderado pela dupla Miguel Esteves Cardoso/Paulo Portas.

quarta-feira, maio 20, 2009

Gaspacho e frango

À semelhança do que acontece em Nova Iorque há muitos anos, inicia-se amanhã a Lisboa Restaurant Week que durará até 31 de Maio e permitirá ao comum dos mortais comer nos melhores restaurantes da cidade por apenas 20 euros (bebidas excluídas).

São cerca de 26 os restaurantes que aderiram à iniciativa com menus destinados a captar novos clientes, em especial os mais jovens.

No geral, a qualidade oferecida parece excelente, exceptuando-se o "Eleven", conhecido pela promoção do "buffet rápido" ao almoço por "apenas" € 39,90 e que pelos € 20,00 não nos consegue proporcionar melhor que a miséria que se segue:

Entrada: Gaspacho
Prato Principal: Supremo de frango recheado com queijo fresco e ervas finas acompanhado de gratinado de batata
Sobremesa: Creme brullé com rosmaninho


Mais valia estarem quietos.

segunda-feira, maio 18, 2009

A vida continua

O PS, através de Vitalino Canas, veio informar que não quer Lopes da Mota (nome digno de um programa do Gato Fedorento) na Assembleia da República para prestar esclarecimentos. Como partido de gente séria, recusa tal participação pois acha que representaria uma interferência grave na Justiça, esquecendo-se ser esta mesma interferência a grande causadora de todo este desagradável imbróglio. Para lá da retórica habitual, recusa também a assunção de quaisquer consequências políticas que dele possam advir, não vá isto dar para o torto a poucas semanas das eleições e os deputados fazerem o trabalho para que foram eleitos.

Com ou sem suspensão de mandato, parece claro que Lopes da Mota já foi condenado na praça pública e que o será em breve pela autoridade competente.
Os recados transmitidos aos dois bufos que dele se queixaram são o que de mais normal acontece nas vidas pública e política portuguesas. Desta vez, teve o azar de ser apanhado numa guerra que não era a dele e acabou por comer por tabela.
Nada que não estivesse previsto.
Ao admitir ter usado os nomes do Primeiro-Ministro e Ministro da Justiça sem as suas autorizações assume a culpa que o levará num futuro mais ou menos próximo a administrar uma ou várias daquelas empresas públicas usadas para pagar os serviços sujos solicitados pelo centrão.

A dança das sondagens

Alguns comentadores da nossa praça interpretam a aparente aproximação do PSD ao PS nas últimas sondagens como corolário das posições assumidas mais recentemente por Manuela Ferreira Leite e Paulo Rangel em relação à selectividade do investimento público e à defesa da baixa da TSU como medida de apoio às PME's.
Fingem não querer perceber que o eleitorado se está absolutamente nas tintas para qualquer proposta que venha tanto do PSD como do PS. Ninguém acredita no que dizem e toda a gente se lembra que tanto Durão Barroso com Ferreira de Leite a Ministra das Finanças como José Sócrates prometeram durante as campanhas que não aumentariam os impostos e fizeram-no assim que foram eleitos.
Se o PSD ganhar as eleições europeias ou legislativas será sempre porque o eleitorado decidiu castigar o PS. O resto são "fait divers" para encher colunas de jornais e tempo nos canais de notícias. Pelo menos enquanto o Presidente da República, qualquer que seja, se continuar a demitir daquela que devia ser a sua função essencial: obrigar o partido do Governo a cumprir o programa para o qual foi eleito.

terça-feira, maio 12, 2009

Alguém não foi à escola

Quero crer que ninguém dos grupos Nikki Beach ou Espírito Santo (donos da cadeia Tivoli) leu o e-mail com a proposta de parceria enviada por Mituxa Jardim a várias empresas.

O texto, que está reproduzido sem alterações nos espaçamentos e nas palavras, tem tantos erros que nem vale a pena destacá-los.


Proposta de Parceria


• Sendo o Nikki Beach um parceiro do grupo Tivoli Hotels & Resorts, empresa do uni verso Espírito Santo, pensamos estar reunidas as condições para uma parceria com a sua empresa com um conseito de Active Brands!
• Poderá realizar um evento único no NB de uma marca sua, ou consideramos haver interesse mútuo na construção de plataformas comuns de sponsorship por parte da Active Brands para com o Nikki Beach, nomeadamente através de uma verba a estipular para a época 2009 (Maio-Outubro) a ser utilizada em:
v Publicidade e promoções,
v entretenimento,
v Event Management.

• Os nossos sponsors Oficias irão aparecer em todo a Comunicação do Nikki Beach.
v Flyers promocionais
v Páginas web
v Convites
v Photowall
v Revistas nas quais temos parceria para o Verão (Maxmen,GQ)
v Vídeo Publicitário no canal Fashion tv
v Plasmas no exterior do Nikki Beach
v Festa organizada pelo NB (staff,Dj,Performances,marketing e comunicação)
vJantar para 15 pax no dia da festa


Mituxa Jardim
Relações Publicas / Public Relations



Nikki Beach - Vilamoura



Tlm: 91 *******



Glamour and Style in the Algarve with Tivoli Hotels



www nikkibeach.com