Um blog de Joaquim Gagliardini Graça

quinta-feira, janeiro 03, 2008

Matando o mensageiro

A ASAE limita-se a fazer cumprir as leis que emanam da União Europeia. Pode-se alegar que os inspectores o fazem com excesso de zelo mas não me parece que lhes possamos imputar ilegalidades no cumprimento das suas funções. Mais, não possuo conhecimento técnico que me permita avaliá-los. Não me interessa se os cozinheiros em programas estrangeiros utilizam tábuas de madeira e os nossos não. Do pouco que conheço e tenho lido são das coisas menos higiénicas que existem.

Ao contrário de António Barreto, eu parto "do princípio que todos são ignorantes, todos pretendem vigarizar o próximo e todos preferem a porcaria. Aceitam como postulado que os consumidores, os utentes e os clientes são ignorantes, ingénuos, não exercitam os seus poderes de crítica, de apreciação e de escolha", seja em Portugal, Espanha ou Alemanha (onde se lavam os copos de cerveja de acordo com uma tradição muito pouco higiénica e ninguém se queixa).

Parece-me que o importante será combater eventuais excessos da lei e não tentar promover um "fechar de olhos" das autoridades (mais ainda!) a determinadas situações como se passa na "civilizada" Europa de António Barreto.

Sem comentários: