Um blog de Joaquim Gagliardini Graça

quinta-feira, março 15, 2007

Um bom princípio

A proposta do PS que proíbe a cobrança de alugueres dos contadores de água, luz e gás e de uma assinatura mensal dos telefones fixos vai ser discutida esta quinta-feira no Parlamento. (TSF)

«Se entenderem que os preços por razoes objectivas e provadas têm de subir, que subam, mas que fiquemos a saber qual é a tarifa final» (Renato Sampaio)


Desde há muito, defendo que os custos de ligação e de rede deveriam ser reflectidos no consumo do bem e não cobrados à parte, respeitando o princípio do utilizador-pagador e acabando com uma prática pouco saudável.
No seguimento desta linha, defendo igualmente, por uma questão de transparência, o fim das taxas, algumas inexplicavelmente indexadas ao consumo, que inundam as nossas facturas (ambiente, rdp/rtp, energias renováveis, etc.) e que nada têm a ver com a prestação do serviço contratado.

Um ponto interessante a acompanhar no (mais que provável) aumento das tarifas passará por perceber quais serão as razões objectivas e provadas de que Renato Sampaio fala.

Sem comentários: