Um blog de Joaquim Gagliardini Graça

terça-feira, outubro 31, 2006

Mais uma medida para ajudar a baixar o défice

Troca de seringas nas prisões vai começar em Lisboa e Paços de Ferreira

Distribuir seringas sai mais barato que investir em meios humanos e técnicos que controlem as entradas e saídas nas prisões.
Qualquer dia também lhes fornecem a droga.

segunda-feira, outubro 30, 2006

Assim de repente...

Quando oiço falar em viagens profissionais à Colômbia vêm-me à cabeça as FARC, raptos, carteis de droga, bananas e empresas off-shore.

sábado, outubro 28, 2006

Dieter, o verdadeiro Thomas Kuhn

O João Miranda diz que nunca leu Thomas Kuhn e nem sequer tem interesse em fazê-lo. Talvez lhe apeteça conhecer outro Thomas Kuhn, neste caso o Dieter, que é uma verdadeira pérola da música pimba alemã, um campeão de vendas com sucessos internacionais que foram adaptados em Portugal pelo Marco Paulo e outros da sua geração.

Muitas cervejinha bebi enquanto cantávamos em uníssono os clássicos Anita ou Fiesta Mexicana.

Toda a informação em Dieter Thomas Kuhn. Visitem que vale mesmo a pena;)

sexta-feira, outubro 27, 2006

Uma vez sem exemplo

Por incrível que pareça, assino por baixo este post do Luis Rainha.

É que já ninguém consegue ouvir esta menina. Aliás, suspeito que por sua causa o Espumante ainda tem uma crise de nervos um dia destes.
Pertencesse eu ao povo e diria que lhe falta homem. Como não pertenço e nada sei da sua (falta de) vida sexual, digo apenas que a acho simplesmente parva.

quinta-feira, outubro 26, 2006

Não

«Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas dez primeiras semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?»

Não concordo porque:

- Considero a vida humana o bem mais precioso que existe;
- Considero um ser humano como tal desde o momento da sua concepção;
- Não considero que acabar com uma vida seja resolução para qualquer tipo de problema pessoal, por muito difícil que seja;
- Acho que devemos responder pessoal, social e criminalmente pelos actos que praticamos;
- Concordo com as excepções actualmente previstas na lei: perigo de morte ou de grave e irreversível lesão para o corpo ou para a saúde física ou psíquica da mulher grávida; perigo de morte ou de grave e duradoura lesão para o corpo ou para a saúde física ou psíquica da mulher grávida e for realizada nas primeiras 12 semanas de gravidez; se preveja que a criança venha a sofrer, de forma incurável, de grave doença ou malformação congénita, e for realizada nas primeiras 24 semanas de gravidez, comprovadas ecograficamente ou por outro meio adequado de acordo com as leges artis; quando de tratem de fetos inviáveis, caso em que a interrupção poderá ser praticada a todo o tempo; quando a gravidez tenha resultado de crime contra a liberdade e autodeterminação sexual e a interrupção for realizada nas primeiras 16 semanas.


Posto isto e tendo em conta que devo respeitar pessoas com uma interpretação moral diferente, considero que despenalizar não significa liberalizar, pelo que julgo inadmissível que sejamos todos a pagar a irresponsabilidade alheia, ainda por cima quando temos doentes (mais e menos graves mas doentes) que continuam em listas de espera por esse país fora.

quarta-feira, outubro 25, 2006

Desisto

A CML propôs ontem à Assembleia Municipal que a EMEL passe a poder autuar os veículos mal estacionados fora das àreas que lhe são atríbuídas.
É certa e sabida a complacência com que a PSP encara o assunto, fechando os olhos ao estacionamento em segunda e terceira filas, contribuindo muitas das vezes com os seus próprios veículos. Por várias vezes alertei agentes para situações de carros mal estacionados que perturbavam o trânsito e em todas elas as respostas (quando se dignaram a responder) foram do estilo: "vamos a circular", "as pessoas não têm onde estacionar por isso deixamos".
A nossa polícia de trânsito não presta. Os agentes são relaxados, mal-educados e não demonstram possuir um bocadinho que seja do brio necessário à função.
O que vem então fazer a nossa autarquia? Oficializa, através desta proposta, a incompetência da PSP. Mais, declara-se incapaz de mover qualquer influência para modificar a situação, atribuindo novas competências a uma empresa municipal longe de ser considerada um modelo de gestão.
Com efeito, a própria EMEL atestou a sua incompetência em matérias de fiscalização ao contratar uma empresa privada para tais funções.
Agora, pretende-se que seja esta a exercer a autoridade de um Estado que se recusa a tal.
Olhem, já nem sei o que dizer...

domingo, outubro 22, 2006

O país real

Alguém que explique ao Manuel Alegre que mesmo que todos os lucros dos bancos proviessem todos de empréstimos "aos portugueses", ninguém foi obrigado a contrair empréstimos. Todas as pessoas que o fizeram tomaram essa decisão porque entenderam que estariam melhor na vida com o empréstimo (dinheiro e responsabilidades), do que sem ele.

Eu não sei em que país vive o AA mas parece-me que não é no nosso, com certeza. A quantidade de pessoas que se viram obrigadas a contrair empréstimos por simples necessidades de sobrevivência dos agregados familiares não pode nem deve ser negligenciável. Colocar todos no patamar dos que compraram casas, carros e bens levados pela febre consumista não é justo e esta falta de tacto configura-se, na minha opinião, como a principal razão pela qual o liberalismo não cresce nem ganha significado.

sábado, outubro 21, 2006

De engano em engano

Salários aumentam em 6,1% nos Ministérios


Ora aqui temos mais uma ajuda para percebermos como a Despesa Pública aumenta, efectivamente, de 70.665 para 72.538 milhões de Euros.

Quando o Governo afirma orgulhosamente o feito da diminuição da Despesa Pública "esquece-se" muito convenientemente de informar que esta apenas acontece tendo em conta a sua percentagem em relação ao PIB pois, como se percebe, a despesa real aumenta 2,65%.
Sendo este tipo de "publicidade enganosa" uma imagem de marca desta gente, não se compreende como não é denunciada com maior vigor por parte da oposição.

PS: Apesar de estar a favor da medida e de achar que esta só peca por defeito, ainda estou para perceber quais são os critérios (leia-se números) que permitem a introdução de portagens nas SCUT quebrando, desta forma, mais uma promessa eleitoral.

GOP ad

Mais um que deixou os Democratas em brasa

A ler

A INTOLERÂNCIA TIMORENSE no Bloguítica

A questão da agenda jornalística (mais uma vez) na ordem do dia.

Entre-os-Rios II

Arguidos de Entre-os-Rios absolvidos

Aplaude-se o facto de o Tribunal de Castelo de Paiva não ter cedido à demagogia populista na busca de bodes expiatórios.

terça-feira, outubro 17, 2006

A inveja

Rui Rio mandou cortar a luz e ligar o ar condicionado no máximo do frio para brincar um bocadinho com o bando de atrasados mentais que ocupa o Rivoli. Parece-me uma atitude demasiado branda mas compreendo que o autarca queira ver prolongado o seu divertimento com toda esta cena.
Quem se deve estar a roer de inveja é Alberto João Jardim. Já imaginaram o festival que não seria se toda esta situação ocorresse na Madeira?

Autonomia do betão

Depois da discussão de ontem do Prós & Contras ficámos a saber que um ponto que une os intervenientes é a ideia das autarquias serem cada vez mais responsáveis pelas suas receitas fiscais, ficando menos dependentes das transferências do governo central.
Tendo em conta que o grosso destas receitas advém da cobrança de impostos e taxas ligados directa e indirectamente à construção e ao número de fogos existentes, não será este um apelo ao crescimento ainda mais desenfreado do betão?

segunda-feira, outubro 16, 2006

Voto cego

Este senhor chega a meter dó.

Choque tecnológico

Ao que parece, a grande novidade na proposta de Orçamento de Estado para 2007 é o facto de ter sido entregue à AR numa moderna "Memory Pen".

PS: O atraso na conferência de imprensa de Teixeira dos Santos está a tornar penosa a emissão da SIC Notícias. Já não sabem o que hão de inventar para ocupar o tempo.

sexta-feira, outubro 13, 2006

Kramer vs US Postal

Postal Employee: "May I help you?"
Kramer: "Yeah, I'd like to cancel my mail."
Postal Employee: "Certainly. How long would you like us to hold it?"
Kramer: "Oh, no, no. I don't think you get me. I want out, permanently."
Newman: "I'll handle this, Violet. Why don't you take your three hour break?
Oh, calm down, everyone. No one's cancelling any mail."
Kramer: "Oh, yes, I am."
Newman: "What about your bills?"
Kramer: "The bank can pay 'em."
Newman: "The bank. What about your cards and letters?"
Kramer: "E-mail, telephones, fax machines. Fedex, telex, telegrams,
holograms."
Newman: "All right, it's true! Of course nobody needs mail. What do you
think, you're so clever for figuring that out? But you don't know the half of
what goes on here. So just walk away, Kramer. I beg of you."
Supervisor: "Is everything all right here, Postal Employee Newman?"
Newman: "Yes, sir, I believe everything is all squared away. Isn't it, Mr.
Kramer?"
Kramer: "Oh, yeah. As long as I stop getting mail!"


Desde que vi este episódio pondero seriamente a opção de deixar de receber correio. Será possível?

Evidentemente

Soares comentou também a actual situação política brasileira para dizer que Lula da Silva que, segundo as últimas sondagens, está em boas condições para ser reeleito, foi um «bom presidente».

«Lula é uma figura interessante. Evidentemente que houve problemas, que são conhecidos, mas parece-me que não afectaram a sua popularidade», acrescentou

Fonte: TSF

Neste país, a filha-da-putice é um posto vitalício com direito a honras de Estado.

terça-feira, outubro 10, 2006

Tratado de Negociação - Tomo I - Estabelecendo o Diálogo (autor: Mário Soares)

«Um responsável do Governo da Coreia do Norte, citado pela agência sul-coreana Yonhap, afirmou hoje que o regime de Kim Jong-il admite efectuar o lançamento de um míssil com uma ogiva nuclear se os Estados Unidos se recusarem a fazer concessões durante as negociações com Pyongyang.

"Esperamos que a situação se regularize sem que tenhamos de lançar um míssil com uma ogiva nuclear. Tudo depende da reacção dos Estados Unidos", ameaçou o responsável norte-coreano, não identificado pela agência.» (Público)

Como facilmente se depreende, a Coreia do Norte oferece-nos aqui uma perfeita demonstração académica ao tentar compreender as razões dos Estados Unidos, ouvindo as suas pretensões e deixando uma porta aberta ao diálogo.

segunda-feira, outubro 09, 2006

Quatro em quatro para os ignorantes

American Edmund Phelps Wins 2006 Nobel Economics Prize

via O Insurgente

Negociando com terroristas

North Korea tests nuclear bomb

Depois da demonstração veio a indignação geral, sendo notável a fé cega destas alminhas na ONU e no Direito Internacional. A Coreia do Norte não só desenvolveu a arma como ainda beneficiou da ajuda internacional para tal (através das "negociações"), pelo que me parece que vir agora aplicar sanções só poderá servir para atiçar ainda mais o democrata favorito do PCP e penalizar uma população já de si fustigada pela fome, pobreza e privação da liberdade.
No que diz respeito ao mundo ocidental, o assunto está encerrado.
As ditaduras da China e da Rússia que lidem com ele.

PS: Como é lógico, nada disto servirá de aprendizagem para se lidar com a questão iraniana. Mais grave será quando, mais cedo ou mais tarde, outros se apercebam da impunidade e optem por trilhar o mesmo caminho.

quinta-feira, outubro 05, 2006

Boeing 747-400






O mais belo avião a voar presentemente.

Lockheed L-1049 Super Constellation



Estou plenamente de acordo com o Espumante quando considera o Super Constellation como a mais bela aeronave de todos os tempos….

Será desta?

Banco obrigados a pagar cheques no prazo de um dia
(Jornal de Negócios)

É absolutamente inexplicável um cheque de outra instituição demorar 5 dias úteis a ser creditado, obrigando muitas vezes ao pagamento de taxas de descoberto quando o valor já está disponível no saldo contabilístico. Está na altura de alguém acabar com este tipo de procedimentos que lesam a vida de particulares e, em especial, das empresas.

quarta-feira, outubro 04, 2006

É o que acontece quando se metem com o Professor Doutor José Pacheco Pereira

Ex-Chief of H.P. Faces Charges

De boa safaram-se os engenheiros do Google.

Lá se lixou a velha Europa...

«Even at its unveiling, the A380 was more than just an airplane. It was also a symbol of what was to become Old Europe's victory over the United States.»

Fonte: Der Spiegel

Quanto mais tarde esta banheira aparecer a voar melhor. É, muito provavelmente, o mais feio avião de passageiros de sempre.

E a dos adultos?

Estudo: amamentação não aumenta inteligência das crianças

Mais um para os ignorantes

Mais um norte-americano a ganhar um prémio Nobel, neste caso o da Química. Este é o terceiro prémio anunciado este ano e o terceiro a ser ganho por norte-americanos.