Um blog de Joaquim Gagliardini Graça

sexta-feira, maio 19, 2006

Operação OTA Verão 2006

Não deixa de ser curiosa esta notícia da TSF onde a ANA se vem desculpar de possíveis atrasos e congestionamentos nas operações do aeroporto da Portela durante o próximo verão.
Em primeiro lugar, compete à ANA fazer uma gestão racional do espaço que tutela. Sabendo as capacidades operacionais, não faz sentido estar a excedê-las, prejudicando operadoras e clientes, a não ser com o propósito único de demonstrar a necessidade de um novo aeroporto.
Em segundo lugar, sabendo-se das necessidades de expansão do aeroporto civil, há muito passou o prazo aceitável de existência de um aeroporto militar em Figo Maduro. Esta saída permitiria resolver os problemas de estacionamento e tornaria possível a criação de novas plataformas de desembarque.
Em terceiro e último lugar, de acordo com os dados da própria ANA, são as operadoras low-cost as principais responsáveis pelo crescimento de tráfego. Este problema tem fácil resolução através da criação de um aeroporto especialmente destinado às mesmas (por ex. Alverca ou Montijo).

Sem comentários: