Um blog de Joaquim Gagliardini Graça

quarta-feira, novembro 10, 2004

A democracia e a Velha Europa

Voltando de novo à Europa dos iluminados que põe em causa o sistema eleitoral americano, deixem-me que lhes diga umas coisas.
Nem republicanos nem democratas querem mudar o sistema. Este agrada a todos menos à Europa dos Zapateros, Chiracs, Schroeders e afins. Mas esses, infelizmente, não mexem uma palha em relação ao que quer que seja. Vivem um modelo social falido e condenado, não investem na sua defesa e são incapazes de proteger os seus cidadãos do mundo e deles próprios. Investem pouco na educação e investigação. Antes criam agendas como a de Lisboa. Desprezam a autoridade pois esta é, para estes, um factor obrigatoriamente oposto à tolerância.
Talvez por isto a verdadeira América, conservadora, religiosa, de trabalho e progresso se esteja positivamente nas tintas para o que estes senhores pensam. Porque é a história, porque foi assim que se formaram e sabem que este é o único caminho para a democracia se manter forte. Princípios básicos como o da luta contra terroristas e ditaduras sanguinárias ou da defesa dos seus aliados. Todos estes factores estão enraízados num ambiente multi-cultural e multi-racial que os une e motiva.
Talvez um dia, quando a Velha Europa der lugar à Nova Europa, a situação mude.
Até que o fantasma da última grande guerra desapareça a situação não irá mudar. O pior é que os que tanto sangue derramaram e as maiores guerras criaram são aqueles que teimam em não aprender...

Sem comentários: