Um blog de Joaquim Gagliardini Graça

terça-feira, novembro 13, 2007

Ask Joe

A relutância dos governos em dotar os museus de pessoal e verbas necessários ao seu funcionamento, apesar de não ser nova, atinge proporções cada vez mais ridículas num país que se apregoa como terra de turismo e cultura .
O problema de agora, ao que parece, reside no facto de os excedentários (criados por este governo) não quererem ir para os museus e os museus estarem impedidos de celebrar ou renovar contratos sem a autorização das máquinas burocráticas dos Ministérios da Cultura e das Finanças.
Enquanto esta situação se vai mantendo, os museus são forçados a encerrar total ou parcialmente, transmitindo uma imagem terceiro-mundista que não parece preocupar os nossos governantes que, por estes dias, são mais europeus que portugueses.
Tenho por certo que o facto de a maioria dos visitantes - escolas e turistas - não votarem torna quase impossível que algum político se preocupe genuinamente com o estado das coisas.
Como tal, entregue-se a tarefa a privados como a Gulbenkian ou Serralves (que tão bem têm sabido gerir os seus recursos), arranje-se outro Joe disposto a chegar-se à frente ou acabe-se de vez com a palhaçada. Tudo isto já mete nojo.

Sem comentários: