Um blog de Joaquim Gagliardini Graça

quinta-feira, junho 01, 2006

Até sempre


Joaquim Dias Afonso
08.07.1922 - 27.05.2006

Conheci o Quim Lebre há cerca de 20 anos, tinha eu catorze ou quinze, quando a malta da minha geração começou a frequentar "O Lebre", um café/taberna de pescadores no centro da Ericeira, onde os preços eram manifestamente mais baixos que na concorrência. Devido à sua simpatia, ficámos rendidos ao Quim logo no primeiro dia.
Desde então, raras foram as noites de copos na terra que não passasse por lá. O Quim acolheu-nos na sua casa como se da própria família se tratasse. Foram anos de amizade que o levaram a abrir as portas até tarde, muitas vezes não tendo em conta a sua própria saúde. No entanto, estar connosco era também um motivo de alegria, estampada muitas vezes no seu rosto durante as nossas conversas. O Quim precisava da nossa companhia tal como nós da dele. Não é em vão que era considerado "O Rei da Juventude".
Depois de nós, gerações mais novas passaram a frequentar "O Lebre", confirmando-se como o espaço de eleição da noite ericeirense.
Há uns meses o estado de saúde do Quim agravou-se de tal modo que teve que ceder a exploração a um amigo. Faleceu no sábado, com muita tristeza nossa mas também com algum alívio pelo fim do seu sofrimento.
Continuámos e continuaremos a frequentar "O Lebre", na certeza que o seu espírito perdurará e na esperança que o espaço se mantenha.

Sem comentários: