Um blog de Joaquim Gagliardini Graça

terça-feira, setembro 30, 2008

Chumbo

O que acontecerá se o plano de salvação americano não for aprovado no espaço de três meses? Sabe-se que este cenário é pouco provável e que, mais dia menos dia, deverá ser aprovado, mas será assim tão negativo um chumbo prolongado?
Por que razão não se empresta dinheiro em lugar de se comprar activos duas e três vezes acima do real valor de mercado?
Não será mais prudente deixar o mercado separar o trigo do joio, dando um claro sinal aos gestores financeiros de que as consequências dos seus actos não serão amparadas pelos contribuintes no futuro?
A "bolha" dos mercados imobiliários acontece por culpa de todos os agentes que neles actuam. Promotores com margens inacreditáveis, taxas de juro artificialmente baixas, bancos gananciosos, analistas de risco incompetentes e consumidores inconscientes que insistem em viver, claramente, acima das suas possibilidades. A correcção que agora se verifica é, ainda, claramente insuficiente para ajustar o mercado ao real valor dos imóveis que existem em excesso. Invertê-la através de mais expedientes artificiais que nos oneram a todos não resolverá o problema no futuro, adiando uma catástrofe ainda maior.
Deverão os cumpridores pagar pelos erros desta gente?
A queda abrupta do preço do crude nos mercados internacionais demonstra que nem todas as consequências da não intervenção são más.

Sem comentários: