Um blog de Joaquim Gagliardini Graça

quarta-feira, abril 30, 2008

"...precisávamos novamente do Salazar"

A Vereadora da Cultura e Educação do Município de Macedo de Cavaleiros, Sílvia Garcia do PSD, em entrevista à Rádio Onda Livre, afirmou-se saudosista de Salazar no que concerne à Educação.
Numa entrevista sobre o espectáculo “ Salazar – Ascensão e Queda”, Sílvia Garcia considera que o 25 de Abril foi “um momento de viragem que marcou o nosso país e deve ser perpetuada” no entanto considera que faz existe um défice de autoridade dos professores neste momento e confessa-se saudosista de Salazar ao afirmar peremptoriamente “se calhar em relação a esta situação, e muitas outras, precisávamos novamente do Salazar”.

(Diário de Trás-os-Montes via Arrastão)

Não sei o que pensa o Daniel Oliveira do problema da falta de autoridade dos professores, mas não me parece difícil compreender que as afirmações desta senhora representam apenas um desabafo legítimo de alguém que não gosta da anarquia que se vive presentemente em muitas escolas.
Este estado decadente da nossa educação é fruto directo das "políticas" educativas de dezenas de ministros que passaram pela 5 de Outubro desde o 25 de Abril. O resto são fantasmas.

PSD


Já está online o blog de apoio à candidatura de Pedro Passos Coelho:

O Futuro é Agora

Espero que contribua para clarificar as suas ideias e estabelecer diferenças em relação aos restantes candidatos.

segunda-feira, abril 28, 2008

28/04/1899

Ecoestupidez de Estado

«A junta de freguesia da Ericeira foi multada em sete mil euros por lesar o Estado ao utilizar óleos reciclados para mover os carros do lixo, em vez de comprar combustíveis fósseis. O presidente da junta já revelou à TSF que não vai pagar a multa.

Em declarações à TSF, o presidente da junta de freguesia da Ericeira contou que, após vários anos a aproveitar os óleos usados, a Direcção-Geral de Finanças do Ministério da Economia e a Direcção-Geral de Alfândegas informaram-no de que necessitava de legalizar a produção de biodiesel.

«Fiz todos os esforços para me legalizar e, depois de preencher uma série de requisitos, fiquei espantado ao deparar que a quota está esgotada no país», disse Joaquim Casado.

Depois disso, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) multou a junta de freguesia em sete mil euros por lesar o Estado, ao «deixar de comprar combustíveis fósseis», porque ao não os comprar, o Estado «não arrecada a percentagem de 50 por cento».
» (TSF)


Às vezes assusta-me viver neste país.

Como bater na mulher - um vídeo educativo da TV do Bahrein

sexta-feira, abril 25, 2008

Depois queixam-se da falta de produtividade

Não sei o que se passou hoje mas não apanhei trânsito no caminho de ida e volta para o escritório e a cidade pareceu-me deserta. Basta um dia de sol com temperaturas simpáticas e o país pára como se de um feriado se tratasse.

quinta-feira, abril 24, 2008

Existem outras?


"Uma vez um mail de um leitor que não me conhecia de lado nenhum: «sou como tu, gosto de mulheres complicadas», li aquiloo e não podia negar, gosto de mulheres complicadas, só gosto de mulheres complicadas, como é que ele sabia?" (Pedro Mexia)

quarta-feira, abril 23, 2008

Touché

Mira Amaral sobre Ferreira Leite

"Considero que Manuela Ferreira Leite era voltarmos ao passado, era guiarmos um automóvel sempre olhando para o espelho retrovisor e não para o futuro. A senhora não tem, manifestamente, competências do ponto de vista económico e social para gerir o partido e para gerir o país. Chamo-lhe a atenção de que a gestão de um partido e a gestão do país não se resume a um mero exercício contabilístico de finanças públicas."

Video completo

Imaginem quem vai pagar a fava

"as empresas que empreguem trabalhadores sem contrato a termo verão a taxa social única passar dos actuais 23,75, para 22,75 por cento. As empresas que por sua vez contratem trabalhadores com contrato a termo verão a contribuição para a segurança social passar de 23,75 para 26,75.

Por último, as empresas que empreguem trabalhadores a recibos verdes terão de pagar uma parcela de cinco pontos percentuais da taxa contributiva que até agora era apenas suportada pelos trabalhadores." (Público)

sexta-feira, abril 18, 2008

A alternativa



O PSD está hoje para a política como o benfica está para o futebol. É muito grande, não ganha nada e parece que não vai voltar a ganhar tão cedo. Para contrariar o Pinto da Costa, perdão, de Sousa só um Alberto João em grande forma.

Ganhar com muita pinta

quinta-feira, abril 17, 2008

Pequenas alegrias

Eu sei que ganhar por 5-3 a qualquer clube que seja é, nos dias que correm, um feito assinalável para a equipa de Paulo Bento. Também sei que se esse adversário for o Benfica, mesmo estando de rastos e treinado (?) pelo Chalana, a vitória ganha contornos épicos. Infelizmente, não me esqueço do resto da época ou dos primeiros 60 minutos do jogo de ontem e da humilhação que podíamos ter sofrido tivesse o Benfica algum cérebro no banco de suplentes. O Sporting com o qual me identifico não se contenta em ficar a 20 pontos do primeiro ou com presenças em finais de taças menores. Vitórias como a de ontem só contribuem para prolongar a mediocridade.

quinta-feira, abril 03, 2008

Sofisma

Qualquer estudante do primeiro ano de economia ou gestão sabe que o aumento de um imposto directo (como o IVA, p. ex.) tem repercussões muito maiores na economia real (nas empresas ou nos bolsos dos consumidores) do que a diminuição do mesmo em igual percentagem.
Quando o imposto aumenta, verifica-se uma subida imediata do preço final do bem, agravado pelo facto de os arredondamentos serem, geralmente, feitos para cima.
Quando o imposto baixa, a grande maioria dos produtos acaba por manter o preço anterior à descida, sendo a margem absorvida por quem os vende. É, aliás, este o facto que está na origem da ideia idiota do CDS de exigir ao Governo que fiscalize preços num mercado livre. Alguém explique isto a Vital Moreira, por favor.

New blog on the block

Chama-se Câmara de Comuns" e tem uma lista invejável de contribuidores. Boa sorte.

Bandidos

Deve ter sido por causa de "episódios" como este que Jorge Sampaio acabou com a pouca vergonha. De facto, não há direito.