- Prof. Mariano Gago? É o Zé Sócrates. Oh, pá, ajuda-me aqui. Comprei um computador, mas não consigo entrar na Internet! Estará fechada?
- Desculpa?....
- Aquilo fecha a que horas?
- Zé, meteste a password?
- Sim! Quer dizer, copiei a do Freitas.
- E não entra?
- Não, pá!
- Hmmm....deixa-me ver... qual é a password dele?
- Cinco estrelinhas...
- Oh, Zé!...Pooooooo....Bom, deixa lá agora isso, depois eu explico-te. E o resto, funciona?
- Também não consigo imprimir, pá! O computador diz: "Cannot find printer"! Não percebo, pá, já levantei a impressora, pu-la mesmo em frente ao monitor e o gajo sempre com a porra da mensagem, que não consegue encontrá-la, pá!
- Pooooooo....Vamos tentar isto: desliga e torna a ligar e dá novamente ordem de impressão.
Sócrates desliga o telefone. Passados alguns minutos torna a ligar.
- Mariano, já posso dar a ordem de impressão?
- Olha lá, porque é que desligaste o telefone?
- Eh, pá! Foste tu que disseste, estás doido ou quê?
- Poooooo...Dá lá a ordem de impressão, a ver se desta vez resulta.
- Dou a ordem por escrito? É um despacho normal?
- Oh, Zé...poooooooo....Eh, pá! esquece....Vamos fazer assim: clica no "Start" e depois...
- Mais devagar, mais devagar, pá! Não sou o Bill Gates...
- Se calhar o melhor ainda é eu passar por aí...Olha lá, e já tentaste enviar um mail?
- Eu bem queria, pá!, mas tens de me ensinar a fazer aquele circulozinho em volta do "a".
- O circulozinho...pois.... Bom...vamos voltar a tentar aquilo da impressora. Faz assim: começas por fechar todas as janelas.
- Ok, espera aí...
- Zé?...estás aí?
- Pronto, já fechei as janelas. Queres que corra os cortinados também?
- Poooo....Senta-te, OK? Estás a ver aquela cruzinha em cima, no lado direito?
- Não tenho cá cruzes no Gabinete, pá!...
- Pooooooo....poooooooo....Zé, olha para a porra do monitor e vê se me consegues ao menos dizer isto: o que é que diz na parte de baixo do écran?
- Samsung.
- Eh, pá! Vai para o....
- Mariano?... Mariano?...'Tá lá?...Desligou....
PS. Para evitar acusações de plágio, informo que recebi este diálogo por e-mail onde não vinha mencionado o autor.
Um blog de Joaquim Gagliardini Graça
sexta-feira, abril 29, 2005
Choque Tecnológico
quinta-feira, abril 28, 2005
Justiça e Crescimento
Se há coisas que me fazem perder a fé num Portugal bem governado, a Justiça é uma delas. Independentemente dos partidos e homens que têm ou tiveram responsabilidades nesta matéria, os resultados práticos continuam a não existir. Não se vislumbra uma vontade séria de mudar, renovar ou reestruturar. Venham novos bastonários, juízes, magistrados ou governantes o resultado mantém-se. A ideia com que se fica é a de que se muda todos os anos um pouco do sistema de modo a que as coisas fiquem na mesma.
A demora dos juízes (14 meses) a decidir que tribunal devia julgar os suspeitos da morte do inspector da PJ é o reflexo puro do estado em que nos encontramos. As consequências ao nível da vida das pessoas e das empresas atingem valores difíceis de contabilizar. Numa altura em que anda muita gente preocupada com a China, talvez talvez valesse a pena tratar do que se passa cá dentro. É que as deslocalizações e a falta de investimento estrangeiro não se devem só ao custo da mão-de-obra.
quarta-feira, abril 27, 2005
Importa-se de repetir??
"Eu nunca minto, mas também só digo aquilo que quero."
"Entrei na Liga e todos os funcionários vieram cumprimentar-me, alguns até de uma forma excessiva, incluindo os membros da Comissão de Arbitragem. O director-executivo e outro director qualquer que está para aí [ndr: António Duarte] não saíram do gabinete para me cumprimentar. Mas isto não significa nada. Significa apenas que são pessoas que estão tão empenhadas nas suas funções, que vivem isto de uma forma tão activa que nem tempo têm para cumprimentar o presidente. Se cumprissem o horário que deviam, que era entrar às nove da manhã, porque são suficientemente pagos, aliás muito bem pagos, para trabalharem aqui, já teriam tempo para depois cumprimentarem o presidente da Liga"
E eu a pensar que os senhores directores já despachavam directamente do gabinete de José Veiga na Luz...
Cadeia
Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro querias ser?
Nenhum. Gosto muito de mim como sou, do tipo "pessoa humana". A ser livro que fosse o Kamasutra. Ao menos já o sei de trás para a frente (esta não me soou muito bem...).
Já alguma vez ficaste apanhadinho (a) por uma personagem de ficcção?
Já. Inclusivamente na vida real...
Qual o último livro que compraste?
"O Meu Pipi", pelo Pipi
Qual o último livro que leste?
"A noite do oráculo"...uma bela merda do Paul Auster...
Que livro estás a ler?
"O Dom" do Nabokov em simultâneo com um dicionário para ver se consigo perceber duas frases seguidas. Continuo a achar que deve ser mais fácil aprender russo...
Que livros (cinco) levarias para uma ilha deserta?
Levaria livros que me ensinassem a caçar, pescar e a sair dali o mais depressa possível.
A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e porquê?
Não passo a ninguém. Acabo a cadeia aqui.
terça-feira, abril 26, 2005
Quase nada que não soubesse...
"Os rapazes são melhores no raciocínio matemático e abstracto, na visualização tri-dimensional, nas ciências exactas, na visão de detalhe, na rapidez de dedução, na filosofia, a ler mapas e gráficos e são mais centrados na acção."
"As raparigas têm mais habilidades verbais, são melhores a ouvir e escutar com atenção, na orientação nocturna (???), na lógica, no pensamento indutivo, na concentração, na capacidade de memória de curto prazo e na persistência em tarefas complexas."
Esta de verem melhor no escuro é que me tramou...
in Público
sexta-feira, abril 22, 2005
Jornalismo de qualidade
Em 2003, Barroso foi atingido por uma polémica nacional em tudo semelhante, devido a umas férias na ilha brasileira do seu amigo Vasco Pereira Coutinho. Este empresário tinha projectos que envolviam decisões do Governo, nomeadamente a compra de uma propriedade do Estado, a Quinta da Falagueira, bem como a licença da televisão digital. O Partido Socialista pediu então esclarecimentos sobre os negócios, mas o assunto acabou por desaparecer.
Importa esclarecer um senhor chamado Luís Naves (jornalista no DN ) sobre alguns factos pouco relevantes no seu entender:
1 - a ilha e o negócio da televisão digital pertencem a João Pereira Coutinho;
2 - quem esteve envolvido no negócio da Quinta da Falagueira foi Vasco Pereira Coutinho, irmão do primeiro.
Ignorância, incompetência ou má-fé? Talvez todas...
quinta-feira, abril 21, 2005
Vício
Estes senhores têm testes e jogos completamente viciantes. Aceito desafios!
Podem começar aqui.
terça-feira, abril 19, 2005
Até quando?
Há países bons para viver. Há países bons para trabalhar. Existem ainda (menos) os bons para ambas as coisas. O nosso inclui-se na primeira categoria. O clima é agradável, temos belas praias e paisagens, óptima gastronomia, animação cultural e social q.b. e ainda gozamos de uma certa segurança nas nossas vidas.
Infelizmente, não somos um país bom para trabalhar. Talvez porque não conseguimos perder este sentimento de inveja de que tudo o que os outros têm ou fazem se deve a jogadas e congeminações maquiavélicas com o intuito de prejudicar alguém em benefício próprio.
Autogestão
segunda-feira, abril 18, 2005
The fastest finger on the remote keyboard
Apresento hoje a primeira sugestão deste blog para a Casa da Música. Vinda directamente do leste da europa, esta senhora é um talento a não perder de vista. Chama-se Belinda Bedekovic e pode ser vista aqui numa prestação verdadeiramente electrizante!
sexta-feira, abril 15, 2005
Co Adriaanse
quinta-feira, abril 14, 2005
Se isto acontecesse em Lisboa...
Vai abrir com seis anos de atraso e custou apenas seis vezes mais do que o inicialmente previsto. Ninguém faz ideia de quanto nos irá custar daqui para a frente.
Foto: TSF
Sei lá, pá!
Resposta a mais uma sondagem on-line do Diário Digital: "Acredita que D. José Policarpo será o novo Papa?"
quarta-feira, abril 13, 2005
Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR)
Não tenho dúvidas que António Guterres será uma óptima escolha para o cargo. Terá agora uma oportunidade de ouro para fazer o que melhor sabe: distribuir dinheiro. A ONU ganha um entusiasta da causa, os refugiados verão um homem bom e sincero nos seus propósitos e Portugal livra-se de tê-lo como Presidente da República. Melhor será difícil.
segunda-feira, abril 11, 2005
Quase perfeito...
No mínimo, devia ser sempre assim!
sexta-feira, abril 08, 2005
Facto relevante
Não esquecer que a pergunta a fazer num futuro referendo sobre a despenalização do aborto só abrange os casos até 10 ou 12 semanas. O resto continua exactamente como está.
Facto irrelevante
Se o video do "Thriller" fosse filmado nos dias que correm, a maquilhagem serviria para atenuar o aspecto aterrador do ser.
Sem querer tirar importância
ao funeral do Papa João Paulo II, gostava de ter um canal de televisão que me permitisse ver notícias quando acordo. Hoje nem o Bloomberg escapou...
quinta-feira, abril 07, 2005
Relatório da UEFA confirma queixas de José Mourinho contra Frank Rijkaard
Aquele gorro
do Rui Faria (técnico-adjunto do Chelsea) deu um belo baile à UEFA. Nem com um árbitro a roubar e o treinador a dar instruções de fora do estádio os conseguem parar.
quarta-feira, abril 06, 2005
Correcção!
Fui informado pela batukada que o seu post se limitou a agradecer à Bomba Inteligente o facto de lhe ter ensinado a pôr música no blog e que não se tinha esquecido dos muitos outros blogs que já tinham música. Assim, rogo à Excelentíssima Menina que aceite as minhas humildes desculpas.
terça-feira, abril 05, 2005
Música nos blogs
Tenho lido vários posts em que se atribui à Bomba Inteligente o advento da moda da música nos blogs. Não sei se isto tem acontecido por manifesta ignorância, vontade de bajular ou (hipótese mais provável) por ambas. Há muito tempo que existem blogs (que não este) conhecidos por muita gente e com música. São os casos da Papoila e do Ideafix que têm ou já tiveram música nos seus blogs há muito tempo. Foi, aliás, o último que, gentilmente, me ensinou a técnica em Junho do ano passado.
Não posso, por isto, deixar de ficar surpreendido quando leio este post e vejo, no mínimo, alguma falta de modéstia.
Surpreende-me, também, ver a minha amiga batukada, que por acaso até conhece os blogs atrás mencionados há muito tempo, não os mencionar...
TSF emite quinta-feira pela primeira vez emissão para surdos em Portugal
Depois de sermos brindados pelo Público com um título destes só nos resta esperar pela primeira emissão da RTP para cegos...
sexta-feira, abril 01, 2005
Sugestão
Como disse o Miguel Sousa Tavares, em lugar de um novo Código da Estrada levámos com um novo Código Tributário.
O futuro está na criação de contas poupança-multa e na abertura de linhas de crédito especializadas.