Um blog de Joaquim Gagliardini Graça

sexta-feira, julho 27, 2007

Vale a pena lembrar

"Vale a pena lembrar de vez em quando que o Alberto João Jardim não tem poderes para proibir o aborto na Madeira. Quem o quiser fazer em clínicas privadas é livre de o fazer. O que o Alberto João Jardim está a contestar é o aborto nos serviços públicos de saúde da região autónoma. O aborto nos serviços públicos de saúde não foi referendado. O que foi referendado foi a despenalização do aborto."

João Miranda no Blasfémias

Contra a estupidez reinante



Assine aqui


Uma iniciativa do F. Penin Redondo no DOTeCOMe.

quarta-feira, julho 25, 2007

Cais das Colunas



A duração das obras do metro no Terreiro do Paço deve ser digna de figurar no Guiness. Há uns dias, à conversa com um amigo acerca do facto, demos por nós a constatar que um adolescente de 17 ou 18 anos dificilmente se lembrará do Cais das Colunas.
Tendo em conta o incumprimento de prazos e o dinheiro gasto a "embelezar" o estaleiro, as suspeitas de que algo de definitivo se começa a apoderar daquela obra são fundadas e seriamente preocupantes, constituindo o caso uma boa oportunidade para António Costa demonstrar trabalho e a tão gabada capacidade de influência a outros níveis.


Fotografia de Eduardo Gageiro in «Lisboa no Cais da Memória» no Bic Laranja.

Danos colaterais

A localização da Embaixada de Israel em Lisboa é uma daquelas coisas que pouca gente poderá entender. A dita situa-se num piso de um edifício na Rua António Enes, uma artéria nas avenidas novas que se encontra parcialmente encerrada ao trânsito devido a questões de segurança, causando um transtorno injustificável a comerciantes e moradores.
Ontem, um senhor estacionou um carro com matrícula da Líbia na zona que ainda se encontra aberta ao trânsito. Saíu, pagou o parquímetro e entrou num restaurante da zona. Passados poucos segundos a rua encerrou completamente, com a polícia e seguranças da embaixada a vistoriarem o carro que, como vieram a descobrir, não apresentava qualquer perigo.
Os responsáveis israelitas, que tanto criticam os terroristas palestinianos que se escondem no meio de civis, acabam por adoptar a mesma táctica cobarde no que diz respeito a muitas das suas embaixadas.
Talvez não fosse má ideia alguém lhes explicar que o melhor será mudar a localização para um sítio mais isolado, onde não coloquem vidas de inocentes em perigo, tal como fizeram os seus amigos americanos.

sábado, julho 21, 2007

Koss PortaPro



Outra dimensão por apenas 52 euros.

sexta-feira, julho 20, 2007

Lançamento Intergaláctico

Thomas Turbado


Fico à espera de críticas, sugestões e...compras!

quinta-feira, julho 19, 2007

Brio

Acompanhei, ontem, com atenção, a conferência de imprensa de Michael Bloomberg (Mayor de NY) relativa à explosão ocorrida na Rua 42.
Tanto o próprio como a equipa de emergência - constituída por responsáveis de diversas àreas que possam estar relacionadas com o ocorrido - demonstraram uma competência que deveria ser uma lição para todos os que por cá têm responsabilidades semelhantes, tanto na maneira como lidaram com os jornalistas como na clareza com que transmitiram as suas ideias.

Tour 2007

O descrédito em que tem vindo a cair o ciclismo mundial conseguiu retirar à mítica prova francesa qualquer interesse que não seja o de apreciar as magníficas paisagens dos locais por onde passa.
Com a descoberta de mais um caso de doping, a televisão pública alemã cansou-se e abandonou de vez a transmissão do evento. Um excelente exemplo que deveria ser seguido por todas as outras.

quarta-feira, julho 18, 2007

Claro que dá, pá

Há bocado, ao passar em frente a um stand da Honda, tive o privilégio de ouvir da boca de um jovem que se preparava para testar o Civic Hybrid a seguinte pergunta:

"e isto depois dá pa chipar?"

terça-feira, julho 17, 2007

Devem ter ido comemorar a vitória do PS



Mais uma vez, em pleno domingo de verão, a praia do sul na Ericeira não teve qualquer bar ou restaurante abertos.
Segundo informações da polícia Marítima, os dois primeiros foram encerrados pela ASAE.
Já o último, o Rivoti, simplesmente não lhe apeteceu abrir, como já começa a ser hábito sempre que chove um pouco de manhã, mostrando uma falta de respeito pelos clientes e turistas pouco compreensível numa terra que vive do turismo. A queixa para a autoridade competente seguirá em breve.

segunda-feira, julho 16, 2007

Costa

Foi eleito por exclusão de partes. O resultado não deixa de ser manifestamente fraco tendo em conta a concorrência. Vão ser dois anos a negociar com as outras forças, sendo obrigado a mostrar algum trabalho realmente visível se quiser ser reeleito com uma votação decente.

Roseta

Mostrou a Sócrates que o resultado do PS poderia ter sido outro caso o partido não se tivesse dividido mais uma vez. Parece que o discurso da amizade e companheirismo encontrou algum eco entre eleitores cansados de tantas guerras e intrigas. A eleição do senhor da A-CAM, uma associação moralista com tiques de grande educadora, era desnecessária.

O Zé

Lá conseguiu ser eleito mais uma vez. Teve um resultado pior do que em 2005 mas isso não o impedirá de continuar a ser o chato de serviço. O crescimento do BE estagnou e os tempos que se avizinham não parecem dar abertura a grandes margens de progressão.

Negrão

Foi apanhado no meio de uma guerra que não era sua. Visivelmente desenquadrado da realidade da capital, sem ideias e imagem mediática, teve o mérito de dar a cara quando mais ninguém o quis fazer. O conluio entre Marques Mendes e Paula Teixeira da Cruz resultou num desastre e vai ser muito difícil recuperar de uma derrota histórica.

Nova Democracia

Um resultado humilhante de um projecto que nunca conseguiu passar disso mesmo. A ideia de um partido unipessoal nascido de outro da mesma estirpe nunca teve pernas para andar e os resultados demonstram-no.

Premiar a incompetência

O resultado de Carmona é a prova viva do desapontamento dos portugueses com os partidos, a ponto de os preterirem a favor de independentes incompetentes. A sua gestão foi de tal maneira má que só um completo desfasamento da realidade a par de uma "partidofobia" exacerbada podem justificar que seja o segundo mais votado.

CDS

O vergonhoso resultado do CDS veio demonstrar que, sem uma renovação séria, o partido corre realmente o risco de desaparecer. Paulo Portas tem capacidade e legitimidade para a realizar e será quase criminoso não o fazer. Que esta reflexão lhe sirva para compreender que o tempo dos Telmos, Guedes e afins já acabou. Venham outros ou feche-se a porta de vez.

sábado, julho 14, 2007

Jocosidades

Se o caso não fosse tão sério, estaríamos perante uma das anedotas do ano.

Reforma recusada a professora com três cancros

Um deles é na língua...

sexta-feira, julho 13, 2007

Slots

As razões pelas quais os argumentos da recusa de slots na Portela são falsos podem ser vistas num trabalho de Rui Rodrigues no maquinistas.org. Vale mesmo a pena ver as comparações com outros aeroportos.
(via Blasfémias)

Os calimeros



Um casal portuense vê-se "forçado" a vir trabalhar para Lisboa, onde existem mais empregos para gente qualificada. O drama instala-se. O vizinho despede-se com uma lágrima e revolta-se com a situação. Para ele (e para o que o cita) Lisboa é a fonte de tudo o que de mau existe no Porto e no resto do país. Já não bastavam o CCB e a EXPO, agora ainda vão ter a OTA e o TGV.
Parece que o debate que a D. Fátima moderou acerca da cidade destes senhores não lhes trouxe luz alguma. O Porto não tem uma dimensão comparável a Lisboa. Não tem um mercado comparável ao de Lisboa. Não cria riqueza como Lisboa.
O Porto não se deve querer comparar em nada com Lisboa. O Porto tem uma cultura e vida próprias, tem Serralves e a Casa da Musica, tem um aeroporto vazio e vai ter o TGV. Tem Espanha ali ao lado.
O que o Porto não pode continuar a ter são estes ilustres derrotistas, paranóicos, deprimidos e deprimentes.
O Porto tem que se desenvolver por si, com a força da sua gente a liderar o processo. Pessoas inteligentes como Rui Moreira, Lobo Xavier e Luís Portela, que já perceberam isto há muito, vão continuar a ter que lutar para mudar esta mentalidade medíocre e ressabiada.

quinta-feira, julho 12, 2007

Mais samba e menos fado


(Fonte: Economist)

Cultura

Antes que se ponham com ideias e me venham para aqui passar correntes literárias, aviso que nas férias só leio o 24 horas.

quarta-feira, julho 11, 2007

Escolhas



"São os valores mais baixos alguma vez registados nas estatísticas disponíveis: em 2006 nasceram em Portugal 105.351 bebés, menos 4106 que no ano anterior; e o número médio de filhos por mulher em idade fértil caiu de 1,41 para 1,36." (Público)


Vivemos numa sociedade em que a importância do mérito profissional ultrapassa em muito a do mérito familiar. As mulheres são mães cada vez mais tarde (30-34 anos) e os agregados optam, na sua grande maioria, por ter apenas um filho. Esse filho será, na maior parte dos casos, criado por empregadas, educadoras de infância ou professores. As pessoas estão cada vez menos dispostas a abdicar dos seus estilos de vida individuais. Não prescindem das banheiras de hidromassagem, plasmas, carros novos ou das viagens de férias. O tempo do hedonismo está cada vez mais presente e veio para ficar. Os resultados também.

terça-feira, julho 10, 2007

Algumas soluções para Lisboa

- Concentrar os serviços da CML em duas ou três localizações;
- Extinguir todas as empresas municipais;
- Vender o património que não estiver directamente relacionado com o âmbito de actuação do município e reabilitar o que sobrar;
- Pagar aos fornecedores;
- Reduzir o pessoal para números aceitáveis em relação a outras cidades europeias (5.000 são mais do que suficientes) e acabar com os assessores;
- Acabar as obras iniciadas e depois interrompidas por falta de pagamento ou de vontade política;
- Exigir prazos rigorosos e cuidado redobrado na execução de obras que afectem a circulação na via pública;
- Interditar a construção de edifícios em terrenos desocupados;
- Criar novos dos espaços verdes mantendo os actuais;
- Agilizar licenças para reabilitação/reconstrução de edifícios existentes;
- Deixar o mercado habitacional funcionar sem interferências nos preços;
- Acabar com a autonomia da APL e tomar em mãos todo o urbanismo da zona ribeirinha, concentrando os terminais numa zona afastada do centro e devolvendo o rio à cidade e às pessoas;
- Cobrar portagens aos veículos que pretendam entrar no centro da cidade e que não pertençam a munícipes;
- Investir em transportes públicos de qualidade e na criação de grandes parques de estacionamento nas zonas limítrofes da cidade.

Aviso

Por motivos de trabalho, não me tem sido possível actualizar o blog com a frequência que desejo. Já recomposto de tamanhos afazeres, retomo hoje o ritmo habitual.

sexta-feira, julho 06, 2007

OPA's galináceas

Chineses duplicam OPA de Berardo

Verdade seja dita, os autores das OPA's têm duas características que os qualificam especialmente para a operação: não falam português nem percebem nada de futebol.

O Exactamente, que não dorme em serviço, presenteou-nos com mais uma das suas pérolas:)


PS:_Correm rumores que Jorge Máximo e o famoso Barbas estarão a preparar uma contra-OPA em conjunto com um grupo de investidores do Butão.

Parabéns



Ao Espumadamente, que cumpre hoje o seu terceiro aniversário com a qualidade e arrojo que só os bons possuem. Um abraço.

quinta-feira, julho 05, 2007

Ganda nóia, chefe

Ex-administradores da EPUL e Fontão de Carvalho não vão a julgamento

Espero, sinceramente, que este exemplo sirva para que o pequeno líder da oposição e a sua fiel seguidora na Assembleia Municipal de Lisboa passem a entender a presunção de inocência como um valor fundamental num estado de direito. O julgamento político das acções enquanto autarcas, coisa que lhes cabia fazer e que importava verdadeiramente, não existiu. Acabaram por se sujar sem necessidade.

Feng Shui

-Boa tarde. Podia informar-me acerca dos empreendimentos que tem em carteira?
- Com certeza. O que procura exactamente?
- Bom, isto para já não é bem para mim, a minha mulher é que me pediu.
- Então?
- Precisava de saber quais os que estão orientados a nascente/poente, se posso mudar a abertura das portas e, muito importante, quais os números dos lotes e dos andares.
- É muita informação. A localização dos empreendimentos e as tipologias não interessam?
- Para já não. Sabe, isto é só para a minha mulher ir fazendo uma contas lá para o feng shui e agora diz que não precisa de mais nada.

Vou-me embora que isto é só malucos...

quarta-feira, julho 04, 2007

Cada vez gosto mais da Adidas

Não contentes com o equipamento, ainda foram escolher estes dois como modelos:)




Declaration of Independence

terça-feira, julho 03, 2007

Europa distorcida

Bruxelas considera ilegal o modelo de tributação automóvel existente em Portugal (Público)

O que eu gostaria de saber é o que a Sra. Neelie Kroes pensa acerca do facto de não me ser permitido conduzir carros de matrícula estrangeira, pelo menos dos países da UE, no meu país.
É que a livre circulação de bens, capitais e pessoas não pode ser um conceito abstracto quando temos a concorrência leal como objectivo.

E porque rir faz bem...

Deixo-vos mais um brilhante texto do Manoel de Lencastre no grande orgão de informação do proletariado.

Começa assim:

"Foi ontem, quarta-feira, 27, que a Grã-Bretanha, sufocada e desiludida por um sistema de governo impróprio de uma democracia que o primeiro-ministro Tony Blair lhe impusera, se viu livre daquela que se transformou, gradualmente, na mais detestada personalidade política que ocupou o N.º 10 de Downing Street desde há 150 anos. Com efeito, Blair trabalhava segundo uma espécie de governo pessoal a que o país não estava habituado. Subjugava-o pelo uso de uma enorme falsidade."

Autorização

Venho pelo presente informar os meus governantes que estão, desde já, autorizados a abrir toda a minha correspondência, a ficar com ela e a pagar as contas.
Um grande bem haja e saúdinha da boa.

segunda-feira, julho 02, 2007

Sucesso garantido





Pagava para ver estes três senhores juntos num programa semanal de análise política sem moderador.

Parabéns

Aos blogs A Arte da Fuga (3 anos) e Geração Rasca (2 anos), companhias diárias deste vosso leitor.