Um blog de Joaquim Gagliardini Graça

sexta-feira, junho 29, 2007

Na Valeta

Metade dos condutores alcoolizados tem taxa superior a 1,2" (DN)

Enquanto uns se preocupam com o PIB per capita de um entreposto de barcos, outros andam ocupados com as coisas em que são realmente bons.
Aposto que neste capítulo estamos no pelotão da frente.

A minha Ericeira

O Jagoz-Ze enviou-me um e-mail acerca da Ericeira que, por ser demasiado extenso, não coube na caixa de comentários. Agradeço a resposta e aproveito para informar que, apesar das indecorosas menções à minha falta de cabelo, já se encontra publicado para consulta pública no respectivo lugar.

quinta-feira, junho 28, 2007

Erased

Depois do livro de Santana Lopes, ignorado pela generalidade das classes política e jornalística apesar (ou por causa) das graves acusações que nele figuram, é lançado hoje outro livro que promete ser polémico, da autoria de João Gabriel, ex-assessor de Jorge Sampaio.
Ao que parece, as versões de ambos em relação à sucessão de Durão Barroso e do que se seguiu não diferem por aí além.
Será que o novo livro também irá ser convenientemente esquecido?

Adenda 29/06: O autor vem hoje demarcar-se da polémica e da versão conspirativa de Santana Lopes. Parece óbvio que nunca iria falar de conspirações mas a demonstração das dúvidas de Sampaio e as correspondentes tentativas de arranjar alternativas a Santana, ainda que em versão "light", confirmam o sapo que o ex-PR teve que engolir. O resto são "episódios".

quarta-feira, junho 27, 2007

Como quem?

«Blair acaba como Guterres:muito louvado no exterior e pouco reconhecido em casa.Porque será?»
(JMF no Bicho Carpinteiro)

Os únicos que louvam Guterres no exterior foram os levaram com ele no interior.

Como a estupidez consegue ser pior do que a maldade

«Um relatório da Amnistia Internacional denuncia que o Irão é o país que mais crianças condena à pena de morte e apela ao fim ou a uma moratória às execuções de menores no país.

A organização de defesa dos direitos humanos com sede em Londres sublinha que 71 crianças estão neste momento a aguardar a aplicação da pena de morte no Irão — país que executou mais menores do que qualquer outro Estado desde 1990.

Nos últimos 17 anos, foram executadas no Irão 11 crianças com menos de 13 anos de idade e 13 jovens foram mortos quando completaram o seu 18º aniversário.

Apesar dos desmentidos de Teerão, a Amnistia Internacional garante que duas execuções tiveram lugar já este ano: a de Mohammd Mousavi, de 19 anos, e a de Said Qanbar Zahi, de 17 anos.

Para além do Irão, os únicos países onde há notícia da execução de crianças desde 2003 são a China, o Sudão e o Paquistão. A Amnistia Internacional apela a Teerão que aprove uma moratória ou que ponha um fim definitivo a esta prática.» Público

De acordo com este iluminado, notícias como esta não passam de meras desculpas para justificar uma invasão em grande escala. Deus lhe perdoe.

Deslocado

Das poucas vezes que vejo o deputado Carrilho discursar na AR, vem-me sempre à cabeça a ideia de um tipo que está ali de passagem para outro sítio qualquer, particularmente quando cita Milan Kundera durante um elogio ao Governo.

IPPAR, EPUL, EPAL...

Do muito que tenho lido acerca das confusões de Negrão na entrevista dada ao RCP, ainda não vi ninguém criticar o silêncio e a passividade de João Adelino Faria. Em lugar de corrigir de imediato o candidato (prática corrente), deixou-o prosseguir com as asneiras numa atitude de jornalista em início de carreira a quem tinha saído uma caixa do tamanho do mundo. Não havia necessidade.

Nuclear For Oil

Protests at Iran fuel rationing (BBC)

Ao racionar com um pré-aviso de apenas duas horas o consumo de combustível para privados (100 litros/mês), o governo iraniano dá uma prova do seu empenho na energia nuclear pacífica como parte de uma política ambiental exemplar.
A falta de capacidade de refinação (40% do combustível consumido é importado) e o medo de futuras sanções da ONU não passam de puras invenções dos inimigos de um regime exemplar na procura da estabilidade e da paz na região.

terça-feira, junho 26, 2007

Free at last



Paris Hilton libertada (CM)

Portáteis Dell

Quando comprei o meu portátil, bastante mais caro que modelos equivalentes de outras marcas, fi-lo a pensar na qualidade da assistência técnica da Dell que, verdade seja dita, foi excepcional durante o período de garantia de quatro anos.
O que eu não sabia (mas descobri hoje) é que se tiver um portátil Dell com mais de 5 anos e necessitar de um teclado novo, a única solução será ligar-lhe um externo. A DELL não fornece as peças necessárias para as máquinas antigas, não as tem em stock nem sabe quem as possa ter. Felizmente, encontrei um no e-bay pela módica quantia de 82 libras...

segunda-feira, junho 25, 2007

Não durava três meses...



...se este fosse o Rei.

sexta-feira, junho 22, 2007

A minha Ericeira*

A minha Ericeira não é a dos delinquentes encapuzados que por lá vagueiam, dos suburbanos de Domingo, dos brasileiros etilizados nos forrós, do progresso de betão e dos patos-bravos instalados que constroem mamarrachos em cima das praias.
A minha Ericeira não é a dos centros comerciais, das decorações pirosas de fontes, ruas e praças, frutos da ignorância e falta de gosto de um presidente de junta.
A minha Ericeira não é a dos edifícios que caem ou ardem misteriosamente.
A minha Ericeira não é a do parque de Sta. Marta sem ringue de futebol, sem árvores e sem verde, sem identidade e respeito pela tradição de um espaço, com restaurantes e courts de ténis explorados pelos amigos do regime e anfiteatros inúteis.
A minha Ericeira não é a do café Xico, ponto de encontro de muitas gerações, transformado numa loja que tanto podia estar ali como num centro comercial do Cacém.




A minha Ericeira é a da maresia que se respira e entranha, das noites frescas no Verão e da praia do Sul em qualquer altura do ano (com e sem tias).
É a da luz das manhãs, das neblinas, da nortada sempre constante e das marés frias.
A minha Ericeira é a dos jantares tardios até às tantas da manhã, do marisco e do peixe fresco grelhado, dos cafés, dos bares de amigos e da taberna do Quim.
É a do amanhecer à porta do Ouriço, do pequeno-almoço no Clube Naval (iatcheclabe) ou na padaria do jogo-da-bola e das sandes** para levar para a praia a 50 cêntimos no Arvoredo.

Espero que não me destruam esta também.


*Em resposta ao desafio feito no excelente post da Leonor Barros.

**Como muito bem me lembrou o HR.

quinta-feira, junho 21, 2007

Quatro Anos Quatro Processos

José Sócrates apresentou queixa-crime contra bloguer (Expresso)

António Caldeira, que já não é novo nestas andanças, tem vindo a prestar um serviço louvável ao país com as suas investigações e denúncias públicas.
Entre a promiscuidade podre de certa imprensa com o poder político e o modo como o sistema judicial trata os seus cidadãos residem as razões pelas quais determinados matérias não chegam a ver a luz do dia. Aparecem, muito mais tarde, a reboque da coragem, frontalidade e muito trabalho de cidadãos como o António.
A ser verdade a notícia do Expresso, só podemos esperar que, desta vez, o processo seja tratado de forma limpa, isenta e sem abusos. Sócrates, ao optar por trazer de novo o caso à baila, poderá ver o tiro sair-lhe pela culatra.

quarta-feira, junho 20, 2007

Resumo do debate

Ora bem! Humm? Não é? Ora bem... Não é? Humm? Não é? Humm? Não é? Ora bem! ...trabalhadores... Humm? Não é? Humm? ...recibos verdes... Humm? Ora bem! Humm? ...contratos a termo... Humm? Não é? Humm? Ora bem!

terça-feira, junho 19, 2007

Marco Negro


A China ultrapassou hoje os EUA, tornando-se o maior emissor mundial de CO2. Os novos dados são uma surpresa até para os mais pessimistas e vêm reforçar as graves preocupações levantadas pelo modelo de crescimento chinês e a sua sustentabilidade ambiental.
A excessiva dependência em relação ao carvão e a desconfiança acerca das novas tecnologias (com custos demasiado elevados) irão exigir da comunidade internacional uma ajuda firme e determinada para se inverter o processo em curso. Olhando para o que se tem passado nos últimos anos, o futuro não parece brilhante.
(Foto: Guardian)

Maré de sorte



Como se já não bastasse a ajudinha dada pelo Governo ao fingir abrir portas a outras hipóteses que não a OTA, agora temos a chuva a fazer das suas em plena época de incêndios. Nunca um candidato teve tanto a seu favor.

A caminho do tetra

Acabado de entrar no seu quarto ano de vida, este blog e o seu humilde escriba gostariam de agradecer a todos os que se lembraram de nos felicitar pelo terceiro aniversário, em especial à Margarida (adorei o post), ao Espumante ("compagnon de route" em muitas causas) e ao Jorge Ferreira ("doentiamente alagartado" é o maior dos elogios ao alcance dos simples mortais!).

segunda-feira, junho 18, 2007

Pontos de vista

Tal como o Rodrigo, também fui enganado quando ouvi na rádio a notícia acerca das eleições em França.
Só depois de me ligar à net percebi que o "derrotado" tinha obtido uma histórica maioria absoluta.

Amor é...

Joe Berardo lembrou que «muitas pessoas investiram nas acções quando elas valiam 5 euros e estas pessoas estão a ser prejudicadas, estão a perder dinheiro». E assim, disse, «já que andam a tentar tramar o Benfica, vamos caçá-los».

...comprar acções a 3,5 euros para evitar que as pessoas que as compraram a 5 saiam prejudicadas.

Este filantropo não é rico por acaso...

OTA, Alcochete, Poceirão, Rio Frio...

Tantas hipóteses e tantos estudos. Pagos não se sabe bem por quem. Feitos não se sabe bem por quem. Em terrenos que não se sabe bem a quem pertencem.
Ao ler a entrevista de Carlos Pinto Coelho (presidente da Confederação do Turismo Português) ao Expresso salta à vista a hipótese Portela+1 (Montijo, Alcochete...) como a mais lógica e adequada às necessidades de Lisboa, capaz de fazer face a previsões de tráfego realistas e aproveitando os muitos milhões investidos no actual aeroporto.
A opção de Alcochete para as low cost pode significar a criação de uma infraestrutura de crescimento faseado, com custos controlados e possibilidades de se poder tornar, quando a Portela realmente esgotar a sua capacidade, no grande aeroporto de Lisboa.
A razão pela qual esta hipótese tem sido colocada de parte por todos os responsáveis pelos estudos é, no mínimo, duvidosa. Segundo António Costa, os custos de manutenção de duas infraestruturas são incomportáveis. Alguém que perceba do assunto faça o favor de nos explicar porquê.

sábado, junho 16, 2007

Breve interrupção

Este blog faz hoje 3 anos. Obrigado a todos.

quarta-feira, junho 06, 2007

Em nome da verdade histórica



Petição para repôr o nome original à ponte sobre o Tejo: "PONTE SALAZAR"

No Salazar - O Obreiro da Pátria via Portugal dos Pequeninos

D-Day

O pior cego é aquele que não quer ver

Há em Portugal um grupo de rapazes que exultam sempre que há corte de relações políticas entre o Governo Espanhol e a Eta.Ainda não percebi porquê.Preferem as bombas?

Preferimos que os terroristas sejam perseguidos e presos numa luta sem tréguas e sem diálogos, conforme estava a acontecer com sucesso antes de Zapatero ser eleito, Dr. Medeiros Ferreira.
E acredite que aqueles dois emigrantes que morreram em Barajas, durante um período de "tréguas" e de excelentes relações políticas, também partilhariam a nossa preferência.
Procurando o lado positivo nas coisas, este seu post tem o mérito indiscutível de nos lembrar como a estupidez consegue ser muito pior do que a maldade.

terça-feira, junho 05, 2007

segunda-feira, junho 04, 2007

Nas entrelinhas

É um facto que, neste país, a imprensa se vê forçada a exagerar a importância da maior parte das notícias do quotidiano, dada a parca fertilidade de assuntos e acontecimentos relevantes.
Um exemplo claro deste modus operandi é a maneira com que jornalistas e opinion makers analisam cada palavra, vírgula e entoação que saem da boca de Cavaco Silva. Conseguem encontrar segundos sentidos, recados escondidos e gravidades absolutas na meia dúzia de frases banais que o senhor profere cada vez que aparece, convencendo até o próprio da magia do seu léxico.
Criaram o Alan Greenspan português. Agora aturem-no.

domingo, junho 03, 2007

O consumidor lusitano

-Boa tarde. Eu queria ver tudo. Plantas, maquete, andar modelo, preços...Mostre-nos tudo o que tiver.
-Boa tarde. Poderia ser mais específica? É que neste empreendimento temos das duas às oito assoalhadas.
- Hummm. T3. O que tem?
- Tenho 23 apartamentos disponíveis, todos com a mesma configuração, como poderá ver pela planta.
- Hummmmmmm...A cozinha é pequenita. Isto tem o quê? 10 m2?
- Tem 17m2, minha senhora.
- Pois, a minha tem 29...
- É um caso raro. Parabéns.
- A minha casa é muito boa.
- Acredito que sim.
- E a sala só tem 35m2? Estou tão habituada à minha que tem 60m2. E a zona de Lisboa também é bastante melhor que esta.
- Compreendo, minha senhora. Se calhar estamos a falar de produtos diferentes.
- E o preço? Quero um andar alto mas não quero o último por causa das infiltrações e dos incêndios.
- Pode escolher o penúltimo. Custa 446.500 euros.
- Hummmmm....E box? A minha tem box.
- Não temos boxes, são lugares de estacionamento marcados.
- Pois, isso é que é pior. Depois roubam-me tudo.
- O empreendimento tem segurança 24 horas, minha senhora.
- Faço ideia o preço do condomínio...
- 110 euros mensais.
- Credo!
- A cozinha é equipada?
- Sim, completamente equipada pela Bosch.
- Podiam ter escolhido uma marca melhorzinha. Eu tenho AEG.
- São fabricados no mesmo sítio, minha senhora.
- Sim, mas nunca é a mesma coisa.
- Não diga. Então porquê?
- Olhe, não sei explicar.
- Compreendo.
- Bom. Obrigada, mas não estou interessada.
- Boa tarde e muito obrigado pela visita.

Passadas duas horas voltou com o marido, desfez-se em elogios e acabou por comprar a casa.

Epá, aquilo é tudo muito estranho. Não gostei nada.

Comentário de um amigo, fotógrafo de uma publicação de referência, acerca da convenção do Bloco de Esquerda.

sábado, junho 02, 2007

Herman em forma




Hora H - Familias disfuncionais do SLB e do SCP

Com os agradecimentos devidos à Miss Simposium

Devo estar mal habituado

Não me escandaliza o facto de o gabinete de José Sá Fernandes custar 28.880 euros mensais ao orçamento da CML.
Tendo em conta notícias como esta e os milhões de que todos falam, a questão parece completamente irrelevante, transmitindo a ideia de que o senhor até deve ser o mais poupadinho de toda a corja que por lá pupula.
Já diferentes são as suas acções enquanto empata-obras e o que estas custam à cidade e a todos nós. Mas estas contam com o apoio da vergonha que é o nosso sistema de Justiça e não dependem de qualquer eleição.

sexta-feira, junho 01, 2007

Mais areia

O presidente da Assembleia da República pediu ao Governo «todos os estudos e decisões oficiais» sobre o futuro aeroporto, com vista à «apreciação» do Parlamento

Resta saber o que será considerado oficial pelo ministro do deserto e companhias. Se tivermos em linha de conta a polémica que se gerou em relação a mais um relatório da NAV, que veio a público nos últimos dias, a palhaçada será para continuar.
O que todos podemos lamentar é o comportamento do governo ao longo de todo este processo, durante o qual conseguiu ferir de morte a confiança em qualquer estudo que venha a ser apresentado. Cheira tudo muito mal.